Pela primeira vez, um imigrante subsariano tentou saltar a vedação da fronteira que separa Ceuta de Marrocos. O local, um dos mais vigiados devido às tentativas de imigração ilegal para a Europa, assistiu ao primeiro movimento contrário: um homem tentou regressar ao Mali, o seu país de origem.
Desde 1992, altura em que começou a grande vaga de imigração ilegal na cidade autónoma de Ceuta (que é território administrado por Espanha), que não havia registo de um caso semelhante a este.
O insólito acontecimento ocorreu na madrugada do passado domingo e despertou a atenção da Guarda Civil Espanhola devido à sua raridade.
Inicialmente, os agentes pensaram que se tratava de mais um imigrante subsariano que pretendia entrar ilegalmente em Ceuta, como já vem sendo habitual. Mas, quando a Polícia chegou ao local, deparou-se como uma situação estranha: afinal era um imigrante que queria saltar de Ceuta para Marrocos.
O imigrante, chamado Omar Chuick , natural do Mali, disse aos polícias que viveu quatro anos em Ceuta e que estava cansado de esperar para viajar para o seu país. Por isso, decidiu transpor a fronteira, a fim de voltar ao Mali através de Marrocos.
As autoridades, incrédulas com o sucedido, não queriam acreditar na versão do homem, já que é a primeira vez que um imigrante subsariano tenta saltar a cerca no sentido inverso.
A delegação do Governo informou que o imigrante foi apenas impedido de saltar a vedação e nem sequer foi detido.
A entidade governamental garantiu, ainda, que o imigrante não está registado no Centro de Estadia Temporária de Imigrantes (CETI), prevendo-se que esteja a dormir no cais do porto de Ceuta.
Apesar da sua tentativa ter fracassado, Omar Chuick garantiu às autoridades que iria tentar regressar novamente ao Mali, quer utilizando este método ou outro qualquer.
in JN online, 03-02-2011
No comments:
Post a Comment